Ouça este conteúdo agora
Getting your Trinity Audio player ready... |
Quando se pensa em criar presença no digital, a primeira coisa em mente é abrir uma conta nas redes sociais. Normalmente a pessoa responsável pela presença digital da empresa, já cria uma conta no Instagram e Facebook, por serem a mais popular, já algumas empresas ainda superestimam o uso e ainda não aposta em investir em redes sociais para sua estratégia de vendas ou ganho de confiança no mercado.
Para empresas que usam as redes sociais a notícia não é a das melhores, segundo dados compilados pela Opinion Box no “Guia do Marketing nas Redes Sociais”, 64% dos consumidores brasileiros acreditam que empresas presentes nas redes sociais são mais confiantes. Isso por conta do conteúdo ou mesmo da segurança em adquirir o produto da marca, ou mesmo atuar nela.
A pesquisa levou em conta mais de 2 mil usuários de redes sociais no Brasil, provando que as redes sociais são ferramentas de negócio, querendo ou não, com uso para atrair clientes, se relacionar com o público e vender mais. Porém, muitos ainda não sabem usar as redes sociais, e acreditam que precisam estar em todas elas. Será que sua empresa precisa estar em todas as redes sociais? Vamos descobrir juntos neste artigo.
Preciso estar em todas as redes sociais?
O uso das redes sociais precisa ser bem pensado, não funciona apenas abrir uma rede social para fazer postagem para gerar presença de marca. Existe uma estratégia, desde o estudo da sua visão como empresa até o seu cliente final que irá de certa forma consumir esses conteúdos que serão postados. Quando se pensa em investir nas redes sociais, precisa ter em mente em quais você deve estar, a partir do estudo do público e marca.
A partir de um brainstorming com a diretoria da empresa e os profissionais de marketing, será possível definir quais redes sociais investir com a construção de uma persona (Cliente Ideal), assim você consegue mapear o comportamento dele nas redes sociais e quais ele utiliza, podendo entender qual rede social investir e como abordar os conteúdos. Porém, essa é só a ponta do iceberg, quando você define sua persona precisa ir a fundo.
Quando dizemos mais a fundo é pensar quais redes sociais dele fazem sentido para sua empresa. Nesta parte definimos o interesse da marca, pois não podemos ser fiel a todos os clientes, precisamos defender a marca e sua reputação. Exemplo, a persona possui 23 anos e está em todas as redes sociais, como Twitter, BeReal, Pinterest, etc., sua empresa precisa estar nelas? Obviamente que não, isso só irá trazer improdutividade ao marketing.
Como definir a rede social certa?
Sabendo que sua persona está em redes sociais que fazem sentido para empresa, é apenas nelas que você vai se comunicar. Exemplo, sua empresa é uma consultoria de tecnologia b2b, para sua empresa faz sentido redes sociais como LinkedIn e Instagram, talvez Facebook. Sua persona 1 consome todas essas, isso é ótimo, já a persona 2 utiliza apenas Instagram e Twitter.
A comunicação será mais dura para nutrição de conteúdo, mas não será necessário abrir uma conta no Twitter apenas para um possível cliente. Sua equipe de marketing terá apenas que direcionar melhor o conteúdo para atrair esse cliente mais fechado, e aí que vai contar mais. O “segredo” das redes sociais é o conteúdo e o relacionamento com sua persona, como você fará para trazer ele para sua empresa como um cliente.
Com a definição das redes sociais e persona, o desafio maior será a forma do conteúdo e como fazer para investir em conteúdo que faça sentido para a conversão do seu cliente ideal. Cada rede social tem um objetivo, um formato e forma de comunicação. Será o trabalho do marketing alinhar esses três pilares para trazer o sucesso para sua empresa, mas como funcionam esses três pilares? Nós te explicamos.
Objetivo das Redes Sociais
Essa rede social se tornou um ambiente para as empresas divulgarem como funciona internamente e externamente sua estrutura, agora existem diversas possibilidades. O LinkedIn é a real vitrine de empresas, pois é nela que você ganhará autoridade no mercado e realizará um network com outras empresas. Assim facilitando sua relação com o mercado e a comunicação com clientes com cargo de diretoria para fechar negócio.
Formato das redes sociais
O formato é muito particular, visto que o padrão é: foto e vídeo, vamos pensar no Instagram. Existem diversos formatos, mas seu cliente ideal não está para fechar negócio e sim para se distrair. O ideal é sempre criar conteúdo no formato que faça ele se sentir que está olhando fotos ou vídeos de amigos, até mesmo stories. Aposte em todos os formatos no seu cronograma, mas nunca esqueça de priorizar o que faz mais sentido para sua persona.
Comunicação nas redes sociais
Isso vai ser particular seu quanto da sua persona. Isso por que, se sua empresa foi mais séria, essa é a comunicação que você vai adotar, mas precisa lembrar da sua persona, ela funciona com uma comunicação séria ou engraçada? Nesta parte é questão de teste, mas sempre priorize a persona, afinal os conteúdos não são para empresa, mas sim para seu cliente ideal.
Alinhando esses pilares será mais fácil para conquistar seu cliente ideal, é realizar uma possível conversão para sua empresa, afinal ter um bom conteúdo e não quer dizer que será certeza de conversão, o trabalho de rede social é igual de uma formiga, aos poucos e posso dizer que talvez seja lentamente.
Como converter clientes por redes sociais?
A pergunta de milhões é como fazer para converter os clientes por rede sociais, avisamos que isso será um tanto quanto difícil para algumas empresas, se você for uma e-commerce é sua missão converter, mas se não for a história é outra. Para empresas que não tem objetivo de venda por rede social, o uso delas serve como vitrine e não como plataforma de conversão, pode até ocorrer uma conversão, mas é uma consequência.
O caso que mais identificamos na agência Mutum atuando com serviços de redes sociais com empresas que não são direcionadas para vendas via rede social são feedbacks do cliente. Quando a empresa em que atuamos fecha a venda, o cliente deles relatam que a decisão final foi pela presença nas redes sociais, tanto do conteúdo como do cuidado que exposto.
A melhor forma para converter é nutrir a persona nas redes sociais com diversos formatos e ações, você pode apostar em: e-book, infográfico, blog post, artigo de opinião para diretores, interatividade com enquete, etc. Aposte na nutrição com os melhores conteúdos, pois a partir deles são feitas as conversões. Use as redes sociais como o meio de partida para sua persona.
Qual rede social que mais converte?
Encontrar a que mais converte é relativo, mas se você pensar no tamanho por usuários, vamos eleger o império da Meta. Segundo o relatório de abril de 2022 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite, o WhatsApp possui 165 milhões de usuários brasileiro e hoje ele é um grande canal de venda para empresas. Pensando em suas novas funções e a quantidade de usuários, podemos dizer que ela converte mais que as outras, mas cada empresa tem sua particularidade e persona.
Abaixo você consegue conferir o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil, com destaque para o império da Meta nas primeiras colocações:
1. WhatsApp (165 mi)
2. YouTube (138 mi)
3. Instagram (122 mi)
4. Facebook (116 mi)
5. TikTok (73,5 mi)
6. Messenger (65,5 mi)
7. LinkedIn (56 mi)
8. Pinterest (30 mi)
9. Twitter (19 mi)
10. Snapchat (7,6 mi)
Falando globalmente, o Facebook tem o primeiro lugar com 2,91 bilhões de usuários. Agora, levando em conta esse ranking e pensando na sua persona e marca, sabe qual investir?
Qual rede social investir?
Seria fácil apostar no WhatsApp e Facebook, afinal tem mais usuário, mas quais estão ativos? Será que sua persona está lá? São questões para se levantar. Investir nas redes sociais vai depender de tudo que você leu neste artigo, desde o estudo até a forma de fazer conteúdo. Investir na rede social certa para sua persona não só trará o posicionamento que deseja no mercado como também aumentará suas conversões.
Antes de investir nas redes sociais mapei a rede social da sua persona, defina se ela faz sentido para sua marca, ou você pode contar com time de especialistas em conteúdo, com a metodologia certa, eles conseguem desenhar todo o processo da sua persona e traçar um funil de vendas assertivo, criando assim a jornada de nutrição focada em vendas e autoridade de marca.
Invista em rede social com a Agência Mutum, somos especialistas no segmento de tecnologia B2B e realizamos grande sucesso com nossa Metodologia M. Produzimos a jornada do seu conteúdo com foco em conversão, levando a sua marca ao mercado com a maior qualidade. Quer saber mais da nossa metodologia e como investir em redes sociais? Fale com nosso time!