Ouça este conteúdo agora
Getting your Trinity Audio player ready...

O Flywheel Marketing representa uma abordagem inovadora em relação ao funil de vendas tradicional para empresas B2B.

Trata-se de uma estratégia de crescimento de negócios centrado na experiência dos consumidores, a fim de obter recomendações orgânicas para impulsionar novas oportunidades de negócio.

Continue lendo para descobrir como usar a satisfação dos seus clientes atuais para aumentar sua fonte de receita de maneira sustentável.

Boa leitura!

O que é Flywheel Marketing?

Como já mencionado, o Flywheel Marketing, também conhecido como Marketing de Volante, é uma abordagem estratégica que coloca o cliente no centro do processo.

Pois reconhece que clientes satisfeitos não apenas retornam para adquirir mais soluções da marca, mas também se tornam defensores leais dela.

Ao compartilharem suas experiências positivas com outros potenciais clientes, consequentemente, o processo de vendas é simplificado e acelerado, pois consumidores acreditam em recomendações de outros consumidores.

Desse modo, é possível criar um ciclo de crescimento empresarial sustentável por meio de atração, engajamento e encanto contínuos.

A origem do conceito flywheel

O conceito de “flywheel” — que, em português, significa “volante” — apareceu pela primeira vez no livro “Empresas Feitas Para Vencer: Por Que Algumas Empresas Alcançam a Excelência… E Outras Não” de Jim Collins.

O autor utiliza o termo flywheel para descrever um sistema em movimento contínuo que, uma vez em cinesina, perpetua de forma autossustentável.

Aplicação do conceito de flywheel no marketing

No marketing, o método flywheel pode ser observado quando as oportunidades de negócio surgem organicamente por meio das indicações dos clientes atuais que estão satisfeitos com a experiência de compra e pós-venda do seu negócio.

Como o Flywheel Marketing surgiu?

O conceito de Flywheel Marketing, por sua vez, foi popularizado pela plataforma HubSpot.

A analogia original de Jim Collins era a roda de uma máquina a vapor ilustrando a construção de uma empresa de sucesso sucessivo e longevo.

Entretanto, no contexto de marketing digital, a HubSpot adaptou a teoria do autor, utilizando um volante para representar a construção de experiências de clientes capazes de gerar janelas de oportunidade comerciais expansíveis e consistentes.

Como o Flywheel Marketing funciona?

O modelo de flywheel é inspirado na ideia de um volante de inércia, uma roda pesada que, uma vez em movimento, acumula energia e gira com cada vez mais facilidade — desde que continue recebendo impulso constante.

Da mesma forma, o Flywheel Marketing utiliza a experiência positiva dos clientes atuais para que, além de retê-los na operação, estes, como defensores da marca, atraiam mais oportunidades de negócios para manter o crescimento da empresa.

Ou seja, quanto melhor for a jornada do cliente proporcionada, mais energia o “volante” acumula, girando com mais força e sustentando um ciclo de desenvolvimento duradouro.

Características do Flywheel Marketing

Diferente do funil de vendas tradicional, os processos do Flywheel Marketing não terminam na venda, uma vez que é um ciclo contínuo de:

  • atração;
  • engajamento;
  • encantamento.

Ao utilizar este método, os setores de marketing, vendas e atendimento trabalham de maneira integrada para aumentar o nível de confiança e credibilidade na marca.

A intenção é que o grau de satisfação dos clientes seja devolvido com a mesma intensidade à roda, impulsionando novos negócios com menos atrito e mais eficiência.

Saiba mais sobre os benefícios da integração entre as áreas de marketing e vendas B2B!

Elementos do Flywheel Marketing

Para construir relacionamentos duradouros para além da venda, o Flywheel Marketing está apoiado em 3 pilares fundamentais:

1) Atração

A atração é o primeiro passo para gerar valor para o potencial cliente antes mesmo da venda. 

Neste momento, o objetivo é despertar o interesse do público-alvo com conteúdos relevantes, estratégias de SEO (otimização para os mecanismos de busca), mídia paga e presença digital consistente. 

A ideia é tornar a marca fácil de ser encontrada e entregar materiais úteis desde o início para criar uma percepção positiva na mente da audiência.

2) Engajamento

Depois de atrair, é preciso criar vínculos de confiança por meio do engajamento do potencial cliente com a marca.

Para tal, é necessário oferecer uma experiência personalizada e consultiva por meio de e-mails segmentados, newsletters e automações inteligentes com comunicação humanizada.

Acima de tudo, os conteúdos recorrentes precisam demonstrar entendimento profundo sobre os problemas enfrentados pelo lead B2B no dia a dia, apresentando a solução de maneira convincente.

3) Encantamento

Neste estágio pós-compra, o relacionamento com o cliente está no começo. 

Encantar significa oferecer suporte proativo, serviço de pós-venda de excelência e oportunidades reais de sucesso. 

Consumidores bem atendidos se tornam promotores da marca de maneira espontânea, fortalecendo o negócio com recomendações, renovação de contrato e/ou novas compras.

ADENDO: cada um dos elementos mencionados representa uma etapa essencial na construção de uma jornada fluida e centrada no cliente.

Por que empresas B2B devem usar o Flywheel Marketing?

Utilizar o Flywheel Marketing permite diminuir o custo de aquisição por cliente (CAC) — que, no caso de empresas B2B, é realmente caro — pois reduz a dependência de tráfego pago para aquisição de leads (potenciais clientes) corporativos.

Dessa forma, é possível investir recursos em outras áreas de crescimento, como inovação ou expansão de mercado. 

Sendo assim, o modelo flywheel diminui os gastos com geração de leads B2B constantes, pois permite que o próprio cliente-empresa seja uma das fontes para acelerar os resultados corporativos de forma sustentável e escalável.

Importância do Flywheel Marketing para empresas B2B

No ambiente B2B, as vendas são complexas, o ciclo de venda é longo e o fechamento de contratos ocorre por meio de relações de confiança — as quais também demandam esforços e tempo considerável para serem estabelecidas.

Dados estes fatores, o modelo tradicional de funil de vendas por si só não é suficiente para sustentar o crescimento sustentável de um negócio.

Nesta situação, o Flywheel Marketing surge como uma evolução estratégica, colocando o cliente no centro e utilizando sua experiência positiva como força de propulsão para atrair, engajar e reter novos negócios de forma contínua.

O modelo flywheel, mais do que uma metodologia, é uma mudança de mentalidade que atribui à sua marca um diferencial competitivo, fomentando sua relevância, reputação, consistência e crescimento real ao posicioná-la como uma parceira de negócios de longo prazo.

Diferenças entre Flywheel Marketing e o funil de vendas tradicional

O funil de vendas B2B funciona de maneira linear, terminando no momento da compra.

Por outro lado, no Flywheel Marketing, a venda não é o ponto final, mas o ponto de partida para a criação de um ciclo contínuo e dinâmico de feedbacks positivos.

Neste modelo, o foco principal é manter o cliente engajado e satisfeito, fidelizando-o para que se torne um defensor leal da marca, além de incentivar compras repetidas.

Ou seja, um não substitui o outro. Na verdade, o Flywheel Marketing entra como um complemento ao funil de vendas, guiando as próximas etapas para o sucesso da organização.

Como aplicar o Flywheel Marketing no contexto B2B?

O modelo flywheel deve ser usado para transformar cada interação com o cliente em uma oportunidade de fortalecer a régua de relacionamento e impulsionar o crescimento do negócio por meio de recomendações orgânicas.

Atualmente, os compradores têm acesso quase ilimitado à informação e, além de confiarem nas recomendações de outros consumidores, também pesquisam avaliações autênticas online e tiram dúvidas nos conteúdos disponíveis nos sites — principalmente no blog — das empresas antes de realizarem uma compra.

Sendo assim, uma vez que o potencial cliente está no controle de suas decisões financeiras, ditando o ritmo de sua jornada com base em dados, experiências reais, opiniões de outras pessoas e conteúdos relevantes, quanto mais transparente e útil for a informação, maior a chance de conquistar a atenção e confiança dele.

Portanto, é imprescindível investir em marketing de conteúdo, reputação digital e usar todo o potencial do serviço de pós-venda e suporte consultivo para tornar as conexões duradouras e impulsionar o sucesso dos negócios.

Relação entre Inbound Marketing e Flywheel Marketing

Como mencionado anteriormente, produzir conteúdo de qualidade é extremamente importante para potencializar o Flywheel Marketing

Neste contexto, o Inbound Marketing B2B impulsiona a atração e nutrição de potenciais clientes com materiais relevantes, úteis e personalizados. 

Desse modo, é possível criar valor desde o primeiro contato com o lead, além de estabelecer confiança com mais facilidade e reduzir o atrito ao longo da jornada de compra.

Aplicado ao contexto B2B, o Inbound Marketing integra ações como blogposts educativos, whitepapers, webinars, SEO estratégico e automação de marketing para atrair visitantes qualificados e, ao mesmo tempo, engajar influenciadores e tomadores de decisão com informações consistentes.

Vale destacar que, unidas, as duas estratégias: 

  • fomentam a retenção e fidelização de clientes;
  • expandem a promoção orgânica;
  • ampliam a previsibilidade de receita.

Alinhar as ações de Inbound com os esforços do modelo flywheel promove o crescimento autossustentável da organização, colocando cada cliente satisfeito a favor do seu negócio.

Aprenda como otimizar conteúdo B2B para alcançar o público corporativo!

Vantagens de usar o Flywheel Marketing no mercado B2B

A grande vantagem do Flywheel Marketing é a criação de um ciclo virtuoso de valor agregado que transforma o encantamento e a fidelização do cliente em ativos estratégicos para:

  1. aumentar o lifetime value (LTV);
  2. acelerar a geração de demanda B2B orgânica;
  3. diminuir a dependência de investimento em aquisição de novos clientes.

O Flywheel Marketing permite que a empresa compreenda as áreas onde está crescendo mais rapidamente para que possa direcionar recursos e esforços para maximizar seus pontos fortes.

Além disso, também revela oportunidades de melhoria nos processos internos que estão gerando atrito para que sejam otimizados ou inovados.

ADENDO: como a metodologia flywheel coloca o cliente no centro, é possível identificar de maneira assertiva emoções e momentos de impulso em que o interesse e a motivação do comprador estão no auge para aumentar as vendas.

Mas afinal, como o Flywheel Marketing aprimora a experiência do cliente?

O modelo flywheel transforma a experiência do cliente em um ciclo contínuo de valor, posicionando-o como o centro de um sistema que retroalimenta o crescimento orgânico B2B e a fidelização.

Ao alinhar os times de marketing, vendas e sucesso do cliente, o modelo flywheel reduz atritos e cria experiências integradas, personalizadas e memoráveis antes, durante e após a venda. 

As 5 maneiras de usar o Flywheel Marketing para melhorar a experiência de clientes B2B

Confira o que fazer para aplicar o modelo flywheel a favor do seu negócio e otimizar a experiência dos seus clientes corporativos:

1. Mapeamento inteligente da jornada de compra B2B

Utilize dados referentes ao comportamento do consumidor para entender os pontos de fricção, expectativas e problemas reais dos seus leads e clientes para entregar interações mais relevantes em cada estágio da jornada de compra.

2. Conteúdo como extensão do relacionamento

Invista em materiais educativos personalizados para o momento exato de cada cliente, reduzindo dúvidas e antecipando necessidades com valor real.

3. Suporte e atendimento como diferenciais competitivos

Transforme seu time de suporte em um pilar estratégico da experiência do seu cliente B2B para alavancar confiança, retenção e encantamento.

4. Integração sistêmica entre marketing, vendas e pós-venda

Integre de maneira fluida os três setores com processos compartilhados, métricas alinhadas e gestão de relacionamento com o cliente englobada para reduzir ruídos de comunicação e fortalecer a percepção de consistência da sua marca para o cliente.

5. Programas de fidelização e indicação ativa

Estruture programas de sucesso do cliente e incentive recomendações para alimentar a roda com novos negócios orgânicos. 

INSIGHT: empresas B2B que adotam esta metodologia adquirem escalabilidade com menos esforço e gasto de recursos.

Estratégias avançadas para potencializar o método flywheel no mercado B2B

Confira algumas formas de catalisar ainda mais os resultados da metodologia flywheel para aumentar sua receita:

Flywheel Marketing e Marketing de Indicação

Como já citado, no modelo flywheel, cada cliente satisfeito da sua empresa contribui para a expansão das oportunidades comerciais.

E o marketing de indicação pode multiplicar ainda mais este potencial.

Ao incentivar recomendações espontâneas ou estruturadas entre consumidores atuais com programas de recompensa, cases compartilháveis e experiências excepcionais cd pós-venda, o ciclo de aquisição se torna:

  • mais curto;
  • menos custoso;
  • mais confiável.

No cenário B2B, a confiança pesa tanto quanto o valor da proposta. Portanto, as indicações de clientes já conquistados funcionam como um selo de validação da solução que o seu negócio oferece. 

Flywheel Marketing e Marketing de Comunidade 

O marketing de comunidade fortalece o modelo flywheel ao criar um espaço contínuo de pertencimento, colaboração e troca entre clientes, prospects (potenciais clientes que ainda não estão prontos para comprar) e marca por meio de:

  • fóruns exclusivos;
  • grupos de discussão;
  • eventos ao vivo;
  • canais de feedback direto.

No contexto B2B, este movimento consolida a autoridade da empresa e aprofunda o vínculo com o público, transformando clientes em defensores ativos em um ecossistema de valor mútuo que reduz o churn (taxa de cancelamento).

Utilize o modelo flywheel a favor do seu negócio

Após a leitura deste conteúdo, você compreendeu que empresas que adotam o Flywheel Marketing conseguem construir relacionamentos com os clientes sólidos ao ponto de impulsionar o crescimento de receita de forma sustentável

Então, não espere mais para identificar e resolver os atritos nos processos internos para manter o volante da sua empresa em movimento constante para criar um ambiente favorável ao seu crescimento B2B contínuo.

A agência Mutum, especialista em marketing B2B, é a parceira ideal para transformar o seu processo operacional com estratégias centradas no sucesso do cliente, orientação por dados e uma abordagem que alinha marketing e vendas.

Fale conosco para impulsionar seu ciclo de receita com inteligência, performance e visão estratégica de longo prazo!

Perguntas frequentes sobre Flywheel Marketing

Principais dúvidas sobre o assunto esclarecidas.

Como o Flywheel Marketing funciona no B2B?

Com o uso do modelo flywheel, seus atuais clientes B2B satisfeitos indicam sua marca e compartilham experiências positivas que atraem outras organizações para o seu negócio, alimentando o crescimento enquanto economiza recursos com campanhas pagas de geração de demanda B2B.

Por que a migração do funil de vendas tradicional para o método  flywheel está ocorrendo no marketing?

Na verdade, o funil de vendas não está sendo substituído, mas complementado pelo método flywheel para que as empresas possam diminuir seus gastos com aquisição de novos clientes e, principalmente, estabelecer um fluxo contínuo e autossuficiente de novas oportunidades comerciais.

Que relação existe entre os funis de marketing e o Flywheel Marketing?

Os funis de marketing e o Flywheel Marketing são modelos conceituais usados para entender e otimizar o processo de aquisição de clientes. Entretanto, o funil de marketing opera de maneira linear enquanto o modelo flywheel reconhece que conquistar um novo consumidor é apenas o começo de um ciclo contínuo de interações com o objetivo de encantá-lo, oferecendo um excelente serviço pós-venda para transformá-lo em um fã da marca.

Como gerar leads B2B com o Flywheel Marketing?

A metodologia flywheel não é necessariamente uma tática de geração de leads B2B, mas uma estratégia que prioriza a experiência do cliente para que a empresa consiga receber recomendações orgânicas dele, aumentando suas chances de fechar novos negócios com mais facilidade, frequência e previsibilidade.